sábado, 19 de dezembro de 2009

" ARTICULAÇÂO"

A Comunidade, mais propriamente as formandas do Curso EFA Secundário/ Diurno - Animação Sócio Cultural, da Escola Eb2/3 do Pinheiro, partilharam as suas técnicas de representação com o Jardim-de-infância de Bairros.
Indo de encontro ao Projecto Curricular dos Jardins ”Crescer com Harmonia” a proposta que as formandas nos apresentaram estava perfeitamente enquadrada no tema.
Trabalhando em articulação com a Eb nº2 de Bairros, convidamos a turma do 1º ano para também assistir ao espectáculo.
Com a representação da história da Carochinha Ecológica e um par de palhaços (O Bolinhas e o Pétalas) pretendeu-se aumentar a consciência ambiental, transformando-a num valor do quotidiano e consagrando-a como um critério de escolha.
Tornarmo-nos cidadãos do ambiente, de um modo a contribuirmos para uma melhor qualidade de vida a nível global, continua a ser o nosso objectivo. Ao sensibilizar a população (crianças, famílias e comunidade) pretende-se actuar numa lógica de combate, contra tudo aquilo que ameaça o ambiente e consequentemente o planeta, que é neste momento, a nossa grande aposta. Se, por um lado, os adultos podem perceber melhor as razoes pelas quais a terra é todos os dias mal tratada, por outro, custa-lhes mudar as suas mentalidades, formadas e preguiçosas, assim como os seus hábitos causadores de destruição. A esperança é dos mais novos.
Actualmente as novas gerações apresentam uma maior sensibilidade face a estas questões ambientais. Os pais invertem entre pais e filhos. Os filhos ensinam e educam os pais numa perspectiva predominante para a construção de um ambiente melhor.
Quem melhor que os mais novos para amanhã demover ideias absurdas e destruidoras ao nosso mundo? Ninguém!
“O planeta é a minha casa e a terra o meu endereço. Como posso viver bem numa casa mal arrumada, mal cheirosa, poluída e doente? A terra é um novo paradigma…” Leonar Boff
A nós adultos compete-nos alargar os caminhos para que as nossas crianças nos “ajudem” a salvar o nosso planeta. Com as suas pequeninas mãos poderão acariciá-lo e saná-lo de tantas maldades e sofrimento.
Às formandas que nos presentearam com uma representação original e divertida, o nosso bem-haja. Voltem sempre com mensagens saudáveis e úteis que nós vos receberemos de braços abertos. As crianças agradecer-vos-ão com muitos sorrisos e mimos…

Sem comentários:

Enviar um comentário