sexta-feira, 3 de junho de 2011

Semana da Leitura no Jardim de Boelhe

“ Livros são casas com meninos dentro e gostam de os ouvir rir, do os ver sonhar e de abrir de par em par as paisagens e as imagens para eles, lendo, poderem sonhar.”

Entre os dias 30 de Maio e 3 de Junho a leitura foi um pretexto para uma semana cheia de acção, criatividade, diversão e conhecimento. O Jardim-de-infância de Bairros promoveu a Semana da Leitura com o intuito de estimular diferentes dinâmicas que evidenciassem ambientes em que a leitura e os livros estivessem presentes em toda a parte e também com o intento de realizar uma celebração festiva entre a leitura e o livro. Entre os diversos momentos ocorridos dessa semana começamos por destacar o encontro com a autora Manuela Mota Ribeiro (actividade organizada pelo departamento da Educação Pré-escolar) que, com a sua simplicidade e ternura, conseguiu cativar e deliciar os mais pequenos para o prazer de “ouvir ler”.
E assim se deu inicio a uma semana onde foi possível alargar e expandir diferentes formas de leitura por diferentes intervenientes. Todos à sua maneira transmitiram que a leitura é uma forma exemplar de aprendizagem, é também um dos meios mais eficazes de desenvolvimento da linguagem e da personalidade. Agradecemos afectuosamente a presença do pároco da freguesia, Idílio Santos, das docentes do 1º ciclo (Professora Fátima e Clarinda), do Presidente da Freguesia, Sr. Avelino Silva, das mães e outros familiares das crianças, dos alunos do 4º ano da Eb1 Bairros nº 2, da estagiária Cláudia e de todos aqueles que por motivos justificados não puderam comparecer. Todos conseguiram transmitir que ler é… sonhar… reencontrar… construir o mundo… aprender… imaginar… reinventar… viajar… é prazer!

“Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve.” Jorge Luís Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário