terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A família das Formas Geométricas

   O tema da família continua a ser abordado nas nossas conversas e atividades. Nestes dias temos relembrado e explorado um pouco mais atentamente a família das Formas Geométricas. Começamos a compreender que os nomes das figuras mais conhecidas (quadrado, círculo, quadrado, triangulo…) aplicam-se independentemente da sua posição e conseguimos conhecê-las/identificá-las nos objetos que temos ao nosso redor. Dentro desta dinâmica temos concretizado com entusiasmo alguns desafios.
      Hoje estivemos especialmente envolvidos com o Tangram. 
    Trata-se de um quebra-cabeças chinês, inventado há quase mil anos, e que só chegou à Europa no começo do século XIX. É um “jogo” simples de entender e que encanta todas as idades. Com as sete peças podemos formar figuras que podem ser pessoas, animais, objetos ou outros símbolos… Os mais crescidos deram asas à sua imaginação com as sete peças do tangram e criaram as suas obras de arte. Os mais pequenos também foram muito criativos e empenhados nas suas tarefas.

Uma das músicas alusivas às formas geométricas que cantarolamos foi esta:
                  
    para terminar deixamos o registo de uma visita que recebemos no nosso Centro Escolar. Um ex-jogador do F. C. Porto, Jorge Silva - guarda-redes, juntamente com o nosso Presidente da Junta, trouxeram 20 bolas de futebol para nós brincarmos no recreio. Ficamos gratos pela oferta... Já temos uma bola assinada por todos os futebolistas da seleção campeã europeia (que está devidamente guardada numa estante) mas as que recebemos hoje são para podermos, quem sabe, treinar um Cristiano Ronaldo aqui em Boelhe!!!!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário