quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Brincar com o gelo!

Dizem que o inverno chegou! Às vezes sentimo-lo bem presente logo de manhã, que nem nos apetece tirar os casacos… outras vezes o sol é tão quentinho que podemos dar uma corrida no parque, deixando as nossas bochechinhas bem rosadinhas. Hoje foi um dia desses! 
Independentemente disso continuamos a abordar a temática da estação do inverno. A história “O sapo no inverno” tem-nos proporcionado uma diversidade de sugestões para a realização de atividades alusivas ao tema. Vamos começar por contar as experiências que fizemos com o gelo. Escolhemos recipientes de diversos tamanhos e formas, enchendo-os com água (estado líquido). Antes de os levar para o congelador colocamos em alguns dos recipientes certos “intrusos” (papeis coloridos, pedaços de lápis de cera, boneco de plástico, rebuçados/pintarolas…) na água para vermos como ficariam quando estivessem no estado sólido.
  Esta simples atividade permitiu-nos uma “chuva" de sensações, observações e experimentações. Eis algumas das nossas conclusões: “No estado líquido a água “corre”; congelada fica em pedra e é mais fria que mal conseguimos segurar durante muito tempo; é transparente na mesma e conseguimos ver as peças/objetos que escondemos; as “pedras” de gelo desliza na mesa; derrete porque na sala está quentinho; os rebuçados na água ficaram dissolvidos e as pintarolas perderam a cor;… - e tantos outros comentários foram referidos.
Por fim fomos desafiados a colocar sal da cozinha nuns pedaços de gelo e pouco depois vimos que começaram a surgir buraquinhos, tipo túneis, onde a tinta que pusemos escorria por esses caminhos… Foi muito giro!
E giro também foi terminar o dia a cantar os Parabéns à educadora Ana e presenciar o “desabrochar” da bonita Pinhata que os pais gentilmente lhe ofereceram.
E para a Educadora Ana não há nada? Há TUDO!!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário